A evolução dos equipamentos de segurança para condomínios é muito rápida: as ferramentas aparecem e são aperfeiçoadas constantemente. Como toda novidade, algumas pessoas têm dúvidas sobre como é o funcionamento, eficiência e custo dos equipamentos. Por isso, muitos mitos sobre segurança eletrônica se espalham, disseminando informações imprecisas que podem atrapalhar a escolha de soluções que trazem vantagens duradouras. Alguns mitos sobre segurança eletrônica: – Equipamentos de segurança são caros – A instalação do sistema de segurança é muito demorada – Os equipamentos são muito difíceis de usar – O sistema não funciona sem Internet ou energia – Sistema de segurança não precisa de monitoramento – Segurança tradicional é mais confiável – Reconhecimento facial pode ser enganado – Quem adquire seguro não precisa contratar sistema de segurança eletrônica – Sistemas de segurança não precisam de manutenção
Desvendando mitos sobre segurança eletrônica
Equipamentos de segurança são caros
Com o decorrer dos anos, muitas tecnologias passaram a ser produzidas em grande escala, tornando-se mais acessíveis. Um sistema básico de segurança não envolve um investimento tão alto e traz muitos benefícios em longo prazo. Ao procurar uma empresa especializada, é possível personalizar um pacote de segurança, avaliando as necessidades e os recursos financeiros disponíveis, fazendo uma escolha mais adequada, que não pese no bolso dos moradores.
A instalação do sistema de segurança é muito demorada
Dependendo do porte do condomínio, um sistema de alarme de intrusão e de câmeras de monitoramento pode ser instalado em poucos dias de trabalho.
Os equipamentos são muito difíceis de usar
Os novos sistemas são feitos para facilitar a vida dos usuários, com comandos intuitivos. Atualmente, operar o sistema de alarme ou monitorar câmeras são ações que podem ser feitas até por smartphones.
Sistema para de funcionar na falta de energia
Os modernos equipamentos têm sistema de backup de bateria capaz de se manter ligado durante horas sem a necessidade de energia. Em relação à Internet, os sistemas de gravação armazenam as imagens em um equipamento local e, quando a conexão retoma, enviam as informações para armazenamento em nuvem.
Sistema de segurança não precisa de monitoramento
Para garantir a tranquilidade de todos, a participação de uma empresa especializada, disponível 24 horas para monitoramento, é fundamental. Investir em equipamentos de última geração, sem que eles sejam aproveitados por profissionais treinados, é um desperdício que pode trazer prejuízos bem maiores, além de preocupações desnecessárias no dia a dia.
Segurança tradicional é mais confiável
É natural que a presença física de um porteiro ou vigia em condomínios traga a sensação de segurança para moradores de condomínio. Mas é preciso considerar que esses profissionais podem ficar vulneráveis em situações de risco. Os equipamentos de segurança eletrônica e monitoramento 24 horas fazem com que a detecção de intrusão ou movimentos suspeitos sejam rapidamente comunicados para equipes de segurança e a polícia, além de serem armazenadas para posterior consulta.
Reconhecimento facial pode ser enganado
Um mito que se espalhou recentemente é que o sistema de reconhecimento facial pode ser ludibriado com a exibição de uma foto. As novas tecnologias de detecção de sinais de vida e anti-spoofing (que combatem tentativas de pessoas se passarem por outras) garantem a eficácia da ferramenta.
Quem adquire seguro não precisa contratar sistema de segurança eletrônica
Os seguros patrimoniais têm o objetivo de cobrir danos em caso de roubos ou invasões. Já a segurança eletrônica, visa prevenir essas situações. Ou seja, são duas soluções diferentes, que podem ser usadas simultaneamente, se complementando.
Sistemas de segurança não precisam de manutenção
A manutenção preventiva é fundamental para manter os equipamentos funcionando com eficiência, evitando falhas que podem colocar a segurança dos moradores em risco. Agora que você obteve mais informações sobre segurança eletrônica, está interessado em conhecer as soluções da MODU? Entre em contato conosco! Podemos te ajudar com apoio desde o projeto à instalação e monitoramento dos equipamentos.